Definidos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2018

Vitória estreia contra o Globo-RN na Copa do Brasil; Além do Leão, Vitória da Conquista e Fluminense de Feira são os representantes baianos na primeira fase

Sorteio Copa do Brasil

A CBF definiu na tarde desta sexta-feira (15) os confrontos da Copa do Brasil 2018. O sorteio foi realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro. No próximo ano, quatro times baianos participarão da disputa: Bahia, Vitória, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista.

Campeão da Copa do Nordeste, o Bahia só entra na competição na fase de oitavas de final. Já o Leão estreia na competição diante diante do Globo-RN. O vencedor do confronto pegará na segunda fase quem passar do duelo entre ASA e Corumbaense-MS. O time potiguar também será adversário do Leão na primeira fase da Copa do Nordeste.

Representantes do interior, o Vitória da Conquista vai enfrentar na primeira fase o Boa Esporte. O time mineiro jogará a competição nacional pela primeira vez. Quem passar do duelo vai enfrentar na segunda fase o vencedor de Sinop-MT e Goiás.

Enquanto isso, o Fluminense de Feira de Santana vai encarar o Santa Cruz no primeiro jogo da competição. Quem passar pega o Cordino, do Maranhão, ou Náutico.

Pelo novo regulamento da Copa do Brasil, os gols marcados na casa do adversário não valem mais como critério de desempate. Outra novidade é a ampliação do prazo para a inscrição de jogadores, que vai até o dia 30 de julho, antes do início das quartas de final.

Confrontos da primeira fase:

Madureira-RJ x São Paulo-SP
Caldense-MG x Fluminense-RJ
Boavista-RJ x Internacional-RS
Globo-RN x Vitória-BA
Santos-AP x Sport-PE
Caxias-RS x Atlético-PR
Aparecidense-GO x Botafogo-RJ
Nacional-AM x Ponte Preta-SP
Atlético-AC x Atlético-MG
Parnahyba-PI x Coritiba-PR
Inter de Limeira-SP x Rio Branco-AC
Ituano-SP x Uberlândia-MG
Aimoré-RS x Cuiabá-MT
Tubarão-SC x América-RN
Ferroviário-CE x Confiança-SE
Floresta-CE x Botafogo-PB
Manaus-AM x CSA-AL
Corumbaense-MS x ASA-AL
Novo-MS x Salgueiro-PE
Atlético-ES x Remo-PA
São Raimundo-RR x Vila Nova-GO
Vitória da Conquista-BA x Boa Esporte-MG
Brasiliense-DF x Oeste-SP
Cordino-MA x Náutico-PE
Real Desportivo-RO x Londrina-PR
Independente-PA x Sampaio Corrêa-MA
Interporto-TO x Juventude-RS
Dom Bosco-MT x CRB-AL
Nova Iguaçu-RJ x Bragantino-SP
Cianorte-PR x ABC-RN
Criciúma-SC x São Caetano-SP
Novo Hamburgo-RS x Paysandu-PA
Ceilândia-DF x Avaí-SC
Altos-PI x Atlético-GO
URT-MG x Paraná-PR
Treze-PB x Figueirense-SC
Itabaiana-SE x Joinville-SC
Brusque-SC x Ceará-CE
Sinop-MT x Goiás-GO
Fluminense de Feira-BA x Santa Cruz-PE

No próximo ano, a competição passará a pagar R$ 50 milhões para o campeão e R$ 20 milhões para o vice. O atual dono do troféu é o Cruzeiro, que venceu o Flamengo na decisão de 2017.

– A Copa do Brasil entra em uma nova era, competição que ao longo dos anos vem se ajustando, melhorando, sendo mais competitiva. A grande novidade é a premiação, iremos divulgar oficialmente na segunda-feira, mas a competição passa a ter um benefício financeiro aos clubes sem parâmetros eu diria no futebol da América do Sul – disse Manoel Flores, diretor de competições da CBF.

O dirigente foi questionado também se a suspensão do presidente Marco Polo del Nero atrapalha o planejamento:

– A coisa continua. E qualquer assunto dessa natureza a nossa assessoria de imprensa vai tratar de forma oficial, como tem que ser.

Outra novidade do torneio é que, a partir da terceira fase, quando os confrontos passarão a ter duelos de ida e volta, o gol fora de casa não valerá mais como critério de desempate. Além disso, a CBF ampliou a data limite para inscrição de jogadores na competição. Em 2017, os clubes tiveram até o dia 24 de abril para registrar os atletas. Na próxima edição, as equipes poderão inscrever jogadores até o dia 30 de julho, antes das quartas de final.